terça-feira, 24 de março de 2009

Vídeo - Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

18 comentários:

Blog da Iria disse...

O vídeo muito bem retrata como podemos usar os recursos tecnológicos em nossa prática pedagógica.Alguns já são comuns em nossa prática,resta termos coragem pra usar as demais em nosso cotidiano escolar.

Blog da Iria disse...

O vídeo demosntra como podemos usar em nosso cotidiano os recursos tecnológicos que o mundo contemoporâneo nos oferece também em nossa prática pedagógica.

Maria Ivani disse...

Toda tecnologia começa primeiro com a escrita manual e assim gradativamente vamos progredindo no acesso às novas tecnologias que vão surgindo, o aluno por si já é curioso e sozinho ele vai buscando outras novidades, por isso compete a nós professores nos atualizar para poder orientá-los que busquem coisas boas e proveitosas para sua vida. O vídeo é muito bom.

Neiva Comentário sobre tecnologia disse...

A tecnologia se faz necessária,e facilita muito a nossa vida,tem muitos assuntos que nós também precisamos nos atualizar, buscar, e ela está ali na nossa frente. Muitos comentavam que o aluno não iria mais fazer leitura, porque o computador é mais interessante, só que os que tinham costume de ler continuaram lendo. É uma ferramenta de trabalho valiosíssima, precisamos saber utilizá-la,é como qualque aula, depende muito de como você conduz os trabalhos, depende da motivação que você der,o resultado é consequencia, positiva ou negativa.

Janaina Rezende Monteiro disse...

Na sociedade atual, a Tecnologia na Educação é de suma importância para valorização e melhor desempenho de nossa prática pedagógica. Não podemos ficar inertes frente a esses recursos, que, se bem utilizados serão ferramentas valiosíssimas que poderemos utilizar para uma educação mais inclusiva, ética, humana e de qualidade.
Janaina Rezende Monteiro- Porciúncula/RJ

Kildery Melo disse...

Ola Tudo Bom? Faço esse mesmo curso aqui no ceará e seu blog me tem sido muito útil na realização das atividades. Parabéns por sua iniciativa.

Anônimo disse...

A tecnologia já chegou nos lugares mais distantes.E facilita muito a vida do professor dessa forma podemos mostrar para nossos alunos o que acontece no mundo em questoes de segundos.Nao deixando claro a importancia dos livros que em tempo algum devem ser esquecidos.

Anônimo disse...

Muito oportuno e interessante esse video, que sem palavras, percebemos que as tecnlogias vieram para ficar e a escola já vislumbra essa realidade. Hoje, por exemplo, é impossível conviver sem se lançar mão de alguns desses recursos. Sabemos ainda que as tecnologias não vão resolver todos os problemas da educaçao nem da humanida, mas, desde que bem usada,é uma aliada a mais do estudante na construçao de seu conhecimento.
Vera Lucia Macedo

Anônimo disse...

O VÍDEO É MUITO BOM,PORQUE RETRATA A REALIDADE DE UMA ESCOLA BRASILEIRA, MAS NÃO QUER DIZER QUE TODAS AS CRIAÇAS TEM ACESSO A ESSAS TECNOLOGIAS. AINDA FALTAM MUITOS INVESTIMENTOS E DEDICAÇÃO, DAQUELES QUE FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

O vídeo mostra de forma clara e prática quais as tecnologias já usadas e as que são mais novas, seja ela qual for, fato é que os alunos as se integram com maior velocidade que nós, tanto é, que nas imagens, a maioria é de alunos fazendo uso dos meios. Porém elas vieram para que nós professores também as utilizem na prática pedagógica, basta tentar.

blogmariahfreire disse...

Antes de tudo temos que ensinar aos nossos alunos a conhecer e dominar nosso idioma, a respeitar seus semelhantes e e ensiná-los (apesar que muitos já dominam), a pelo menos usar de modo correto, esse mundo virtual que pode trazer muitos problemas. A tecnologia ajuda nas pesquisas e facilita os estudos se usada de maneira correta.

Professor Trajanino disse...

Geralmente é muito lindo, maravilhoso e até nos emociona. Ver um ambiente como esse. Crianças bem vestidas, saudáveis, formosas, equipamentos adequados... os papéis, áudios, vídeos, aceitam tudo. Será que quando gravaram o vídeo não prepararam o ambiente para tal finalidade? Parece muito perfeito para tanta diferença referente a outros ambientes. Mas tudo bem! Quanto a questão do uso tecnológico, quero aqui me retratar que a tecnologia é um pé direito na Educação. O que muitas vezes falta é ser executada com precisão.

Joanirse disse...

Olá professor Trajanino,
Esse vídeo não foi gravado. É uma montagem de fotos retiradas da internet procurando mostar o uso da tecnologia.

Anônimo disse...

O vídeo retrata a necessidade do uso da TICs em meio aos avanços tecnológicos, mas, o professor precisa de subsídios teórico-metodológico-práticos para que possa planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis,criando situações de aprendizagem que leve o aluno à construção de conhecimento.

Anônimo disse...

Apesar de ainda haver muitas resistencias no que diz respeito a modernidade nas nossas escolas, devido a resistencia de aceitação dos colegas que estão acostumados com as metodologias antigas e continuarem achando que é desnecessário uso das facilidades que existem hoje para engrandecer e aprimorar o aprendizado dos alunos, fazer com eles busquem cada vez mais seus conhecimentos o professor hoje é um modelador de aprendizagem, pois para quem sabe se adequar aos novos padrões com rapidez ótimo que não sabe deve procurar, deve ficar sempre a frente, do que é novo, pois os alunos estão cada vez mais integrados com o manuseuio da mídias e se duvidar-mos les daqui um certo tempo, as crianças já nascerão com algum recurso tecnológico nas mãozinhas, pois o futuro nos revela novidades a cada momento o que hoje eu conheço de tecnologia se eu não me mantiver informada, conectada, atualizada, serei obsoleta diante aos alunos e ultrapassada, pois eles dominam tudo isso muito bem,o video retrata muito bem essas citações as quais me referi, os alunos numa biblioteca o recurso de aprendizagem que nunca deverá ser descartado, pois mesmo que tenha a biblioteca virtual a manual sempre terá seu valor, o mundo é um moinho o que está em alta hoje, amanhã poderá esta em baixa e assim vivemos e convivemos. Nosso papel como professor educador é trazer os alunos sempre num paramêtro seguinte nunca devemos menosprezar o mais antigo e nem super valorizar o novo, pois só existe o novo, por que para criá-lo o modelo foi um velho, tenho um exemplo bem representado: a máquina de escrever, pois ela fica ali num cantinho, pois se o teclado do PC travar pode-se recorres a ela, e o teclado do PC foi inspirado em que teclado e por aí vai a busca do conhecimento

Anônimo disse...

o video nos mostra o uso de alguns instrumentos com mediadores das praticas pedagogicas...

Anônimo disse...

Joanirse!!! Muito obrigado, por ter postado o vídeo em seu blog,faço o curso da TICs no Amazonas e estava preocupada, pois, não conseguia acessá-lo, agora que já assistir, mais uma vez obrigado, poderei terminar minha atividade, realmente a tecnologia está em nosso cotidiano, e precisamos usar e abusar em prol dos nossos alunos, afinal a razão de todos nós, educadores, existirmos são eles estarem ligados em nossas vidas!!!!
Abraços. Cleide Aguiar

Claudia Marcia Alves Elias Gomes disse...

O vídeo muito bem retrata como podemos usar os recursos tecnológicos em nossa prática pedagógica.Alguns já são comuns em nossa prática,resta termos coragem pra usar as demais em nosso cotidiano escolar

Postar um comentário